O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE FILHOS QUE MALTRATAM OS PAIS?

Explicações

A visão bíblica sobre filhos que maltratam os pais: uma questão de desobediência e desonra

A Bíblia é clara em sua condenação a filhos que maltratam seus pais. Em diversas passagens, a Escritura Sagrada apresenta a desobediência e a desonra aos pais como atitudes pecaminosas e contrárias aos mandamentos de Deus.

A desobediência aos pais

Em Êxodo 20:12, Deus estabelece o quinto mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Esse mandamento é reiterado em Deuteronômio 5:16 e em Efésios 6:1-3, onde Paulo escreve: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. A desobediência aos pais, portanto, é uma violação direta do mandamento de Deus e uma atitude que traz consequências negativas para a vida do filho desobediente.

A desonra aos pais

Além da desobediência, a Bíblia também condena a desonra aos pais. Em Provérbios 20:20, lemos: “Quem amaldiçoa seu pai ou sua mãe, sua lâmpada se apagará em meio à escuridão”. Em Mateus 15:4-6, Jesus critica os fariseus por desrespeitarem o mandamento de honrar pai e mãe, dizendo: “Porque Deus ordenou: ‘Honra a teu pai e a tua mãe’ e: ‘Quem amaldiçoar pai ou mãe será punido com a morte’”. A desonra aos pais, portanto, é uma atitude pecaminosa e contrária aos mandamentos de Deus, que traz consequências graves para a vida do filho desonroso.

Tabela: Passagens bíblicas sobre filhos que maltratam os pais

PassagemEnsinamento
Êxodo 20:12Deus estabelece o quinto mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe”
Deuteronômio 5:16Reiteração do quinto mandamento
Efésios 6:1-3Paulo escreve sobre a obediência e honra aos pais
Provérbios 20:20Quem amaldiçoa seu pai ou sua mãe, sua lâmpada se apagará em meio à escuridão
Mateus 15:4-6Jesus critica os fariseus por desrespeitarem o mandamento de honrar pai e mãe

Em resumo, a Bíblia é clara em sua condenação a filhos que maltratam seus pais, seja através da desobediência ou da desonra. A Escritura Sagrada apresenta essas atitudes como pecaminosas e contrárias aos mandamentos de Deus, trazendo consequências negativas para a vida do filho desobediente e desonroso. Ao seguir os ensinamentos bíblicos, podemos construir relacionamentos familiares saudáveis, baseados no respeito, na obediência e na honra aos pais.

Тоже интересно